Governo prepara compra de robôs para serviços públicos digitalizados

Como indica a proposta de edital, a solução deve proporcionar a digitalização de serviços públicos por nuvem (SaaS)

As secretarias de Gestão e de Governo Digital do Ministério da Economia abriram nesta terça, 23/3, uma consulta pública para debater um edital para digitalização de 1.548 serviços públicos, que também inclui o desenvolvimento de robôs para execução de atendimentos. Contribuições devem ser encaminhadas pela plataforma Participa+Brasil. A informação é do Convergência Digital.

Como indica a proposta de edital, a solução deve proporcionar a digitalização de serviços públicos por nuvem (SaaS) utilizando ferramentas de BPMS (suíte de gerenciamento de negócio) e RPA (robotização). Essa solução será executada nos servidores das empresas provedoras, que têm a responsabilidade de gerenciar o acesso e manter a estrutura de segurança de dados, conectividade e servidores necessários para o serviço.

“Além da ferramenta propriamente dita, a solução de TI como um todo, para a entrega de resultados contempla fundamentamentalmente o conjunto de atividades relacionadas à automação dos serviços públicos”, diz a proposta. “A infraestrutura de nuvem deverá ser robusta e segura o suficiente para permitir inúmeros acessos simultâneos a diferentes serviços públicos segmentados para diferentes órgãos e entidades governamentais.”

A contratação será dividida em dois lotes. O primeiro inclui os itens de disponibilização de plataforma, automação de serviços,, integração de plataformas, treinamento e migração, considerados “altamente dependentes entre si”. O segundo lote inclui os itens de construção e execução de robôs.

A contratação vigente, com a Lecom Tecnologia, é ainda de 2017 e atende a 39 órgãos do governo federal. Segundo a Secretaria de Governo Digital, a novidade é a contratação de soluções de robotização, já que existem serviços públicos com etapas repetitivas e previsíveis. “Dos serviços transformados em digitais pelo governo federal, em média 33% exigem soluções de automação”, diz o diretor de Operações Compartilhadas da SGD, Merched de Oliveira.

Abrir bate-papo
Olá, 👋 me envie um WhatsApp agora e fale diretamente comigo.